Segunda-feira, 1 de julho de 2024

EXCLUSIVO – Wlad sofre duas derrotas seguidas e juízes decidem mantê-lo na prisão

Está muito difícil a situação do ex-deputado Wladimir Costa, atualmente recolhido a um presídio de Americano por decisões judiciais em processo por calúnia, injúria e difamação movido contra ele pela deputada federal Renilce Nicodemos (MDB), de quem já foi aliado político

A primeira derrota: na quinta-feira, a juíza eleitoral do caso, André Bispo, para quem o processo retornou após o pleno do TRE, dias atrás não conhecer recurso da defesa do ex-deputado e não decidir sobre a revogação da prisão preventiva – manteve a prisão de Wlad.

 

A segunda derrota: nesta segunda-feira, 20, a defesa recorreu ao TRE contra a decisão de Andréa Bispo e quem decidiu manter a prisão foi o juiz Alan do Carmo Gomes, para quem o processo foi distribuído. Ou seja, com essas duas derrotas seguidas, Wlad terá de aguardar nova manifestação, desta vez definitiva do TRE, cujo colegiado decidirá se ele será solto ou continuará na cadeia.

 

A próxima etapa da saga judicial do ex-deputado é a seguinte: com a decisão de Alan Gomes, o processo será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para manifestação do procurador Alan Mansur, que apresentará os memoriais sobre manutenção ou revogação da prisão. Feito isso, o TRE deve pautar o julgamento.

 

Entenda o caso:

 

Por maioria de votos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) derrubou, uma semana atrás, o habeas-corpus concedido pelo desembargador José Maria do Rosário em favor do ex-deputado Wladimir Costa. Agora, ele deve voltar à prisão.Wlad usa tornozeleira eletrônica e teve suas redes sociais bloqueadas por ordem judicial.

 

“O julgamento foi técnico”, segundo um juiz do TRE ao Ver-o-Fato. Para ele “houve equivoco da defesa, porque não caberia ao Tribunal julgar pedido de habeas corpus sem que antes a juíza eleitoral tivesse analisado o mérito da prisão preventiva”, explicou o magistrado. Ou seja, o TRE não conheceu o recurso. Isto, Wlad deve permanecer preso.